Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

Carregando...
quinta-feira, novembro 10

Gênero textual - carta


Professora: Rita de Cássia
4º ano A matutino/vespertino
Língua Portuguesa


Gênero Textual - carta


Em tempos tecnológicos, a carta deu lugar a muitos emails que são transmitidos em segundos. Mas ainda assim, a correspondência - chegando por baixo da porta da maioria das casas - desperta a curiosidade e o interesse das pessoas. Antes da existência dos modernos meios de comunicação, essa era a única forma de comunicação à distância.

Dados da aula
4aulas de 50 minutos cada.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:


  • Conhecer a organização linguística do gênero carta(local, saudação,mensagem, despedida e assinatura);

  • Identificar e diferenciar o registro de linguagem (formal/informal) na escrita de cartas;

  • Produzir o gênero estudado para ser enviado a diferentes destinatários, empregando adequadamente o registro da língua(formal/informal) de falar e escrever, usado para comunicar.

Antes do início das atividades propostas, ter uma conversa inicial com o objetivo de contextualizar o que será lido, a fim de que os alunos possam antecipar ideias e obter informações de que irão auxiliar sua compreensão.


Atividade 1

Ler o texto: A magia das cartas

Espera-se que, com e a partir da leitura do texto,os alunos se sintam à vontade para falar sobre o assunto. Durante o tempo em que estiverem conversando sobre as questões propostas na atividade, ir listando na lousa as diferentes respostas dadas. Em seguida, peça que leiam os motivos que levam uns a escreverem, outros a não escreverem.

Atividade 2

Ler a carta xerocada e responder:



Atividade 3


Produção de texto


Pedir aos alunos que escrevam uma carta endereçada a amigos ou parentes que não veem há tempo, pedindo notícias e contando as novidades. Depois de escrever a carta para a pessoa escolhida, cada aluno cuidou de todos os detalhes importantes: destinatário, remetente. endereços , CEP e selo.


Auto Avaliação


Depois de revisar o texto escrito, o próprio aluno respondeu as perguntas sugeridas:




  • Eu escrevi um texto formal ou informal?


  • Coloquei todos os elementos de uma carta?


  • Cometi erros ortográficos?


  • Quais?

Atividade 4


Visita ao Correio


Para entender todo o processo de postagem a turma visitou a Agência dos Correios na Avenida Eufrasina Martins Fernandes nº 826. Com suas cartas em mãos,os alunos puderam acompanhar todas as etapas. Na sequência o funcionário Osny Alves explicou aos alunos a respeito da caixa postal e todo procedimento para que as pessoas possam adquiri-las e sua utilidade. Os alunos ficaram felizes por terem sido bem recebidos e pelas explicações obtidas. Foi uma experiência inesquecível.


De volta à escola passamos na sorveteria e tomamos sorvete.


Que delícia!!!


Clique e veja as fotos

1 comentários:

Cristina disse...

Não dá para ler a carta com a atividade proposta, ficou miúda demais.

Pesquisa na Internet

 
;