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Atividades educativas marcam a Semana Nacional do Trânsito na EE Paulo Freire
A Semana Nacional do Trânsito 2016 ocorreu entre os dias 19
e 26 de setembro e para promover ações de conscientização nos estudantes para
um trânsito mais seguro, a EE Paulo Freire durante toda a semana procurou
contemplar através de diversas metodologias previamente descritas e relatadas
nos planejamentos docentes, atividades educativas voltadas para a temática.
O objetivo principal foi conscientizar os discentes, com
vistas à assimilação de valores que pudessem contribuir para a criação de um
ambiente de trânsito favorável ao compromisso com a valorização da vida,
focando o desenvolvimento, posturas e atitudes, no sentido de garantir o
direito de ir e vir dos cidadãos de forma segura.
A culminância das atividades se deu nas quartas e quintas
aulas de cada turno na sexta-feira, através de uma blitz educativa promovida pela Polícia Militar que simulou várias
situações de irregularidade de trânsito por meio dos transeuntes que passavam
na rua de frente à escola.
Por: Raí
Machado Araripe
Trocando
Cartas
Em tempos de
tecnologia, as relações estão praticamente restritas ao meio eletrônico,
através de mensagens via celular, e-mail ou redes sociais. Como o gênero
textual epistolar é pouco difundido, cabe à escola orientar os alunos para o
conhecimento e domínio deste gênero textual bem como dos demais.
A carta foi um dos
instrumentos mais úteis em situações diversas e como é um dos mais
antigos meios de comunicação, se faz necessário resgatar o gênero e
fazê-lo circular entre nossos alunos e seus familiares distantes, que resultará
em uma atividade de escrita positiva, sem levar em conta que outros gêneros
advêm dela, como por exemplo, os ofícios de requerimento, que possuem uma estrutura similar e nunca cairá em
desuso.
Atualmente a carta vem sendo
substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundido no
mundo e é a modalidade eletrônica da carta, mas ainda há pessoas que pelo
simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar esse método
antigo.
Dessa forma, na EE
Paulo Freire, e com base na programação prevista no referencial curricular de
Língua Portuguesa, a professora Rita de Cássia em suas duas turmas de 5º ano,
ministrou didaticamente a estrutura do Gênero Epistolar na espécie carta,
usando de diversos recursos metodológicos em sala de aula.
E por fim, a atividade
culminou na escrita de uma carta de cada aluno das turmas, destinada a um
parente ou amigo distante e a sua consequente postagem através de uma
correspondência, na agência local dos Correios, que é quem detém o monopólio
postal no Brasil. Aproveitando a visita que havia sido antecipadamente
agendada, o gerente da agência, proporcionou aos estudantes uma visita às
dependências da unidade para explicar o funcionamento dessa instituição de
relevante valor social no Brasil.
Por: ARARIPE, Raí Machado de
O fenômeno bullying acontece nas escolas, nos clubes, nos
condomínios e até mesmo no trabalho. Onde quer que existam relações entre
pessoas, provavelmente existirá alguém que queira se destacar apoiando-se no
declínio de outro. A Escola Estadual Paulo Freire fez um trabalho de
conscientização através de seus professores e estudantes com textos, cartazes,
paródias, palestras,pesquisas, filmes, vídeos dentre outras atividades
mostrando a diferença entre as pessoas. A grande vantagem de ser assim é que
todos nós temos qualidade e também defeitos e algumas pessoas destacam as
coisas negativas de um ser para diminuir e fazer brincadeiras sem graça. Esse
tipo de brincadeira (bullying) faz com que muitos estudantes deixem a escola,
se afastem de seus colegas e tenham uma vida de angústia e depressão. Assim é o
bullying, que destaca situações de violências físicas e morais concretizadas
pelo autor das agressões que possui um único desejo: se destacar perante a
turma. Do outro lado, encontra-se o alvo, aquele que mesmo sem ter motivado as
agressões, as recebe gratuitamente. Esta é uma das características desse
fenômeno que marca o indivíduo e a vida inteira deixando marcas profundas.
As
características mais comuns entre os alvos são: timidez, pouca sociabilidade,
autoestima baixa e insegurança. Estas propriedades podem ser permanentes –
quando fazem parte do temperamento e personalidade do indivíduo – ou, podem ser
temporárias – quando passam a existir devido algum acontecimento ou fase da
vida, como por exemplo: a mudança para uma nova escola.
Esse tipo
de comportamento não é aceito pela escola e sempre é vedada qualquer
manifestação desse gênero, principalmente fazendo com que os estudantes tenham
um comportamento amigável e respeite seus colegas e suas diferenças religiosas,
físicas e intelectuais e na maneira de se vestir e seu comportamento perante a
sociedade.
Texto: Adauto Alves Teixeira
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